Comportamentos no Trabalho que Geram Crescimento

Passamos boa parte da nossa vida no trabalho, com pessoas distintas de nós. Competência e técnica não são tudo, você tem que ter jogo de cintura para trabalhar com outras pessoas, que pensam e atuam de outra forma.

É normal que com o passar do tempo as pessoas desenvolvam afinidades. Ou não! Por mais que você faça seu trabalho e seja uma pessoa calma, com tudo no lugar, há situações no trabalho que podem irritar e te tirar do sério. É justo querer um ambiente saudável e de confiança para estar.

Estudos da Universidade de Harvard nos Estados Unidos apontam que dois terços das demissões nas empresas são causados por dificuldades de relacionamento com os colegas. Pessoas que não se relacionam bem no trabalho acabam tendo menores chances de crescimento. Acumular tarefas inacabadas e não ter um bom relacionamento com a equipe pode gerar conflitos que resultem em uma solução negativa, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

Clashing-Personalities-1024x682Todo mundo merece ser respeitado não importa o local, ética e educação são essenciais. Mas se você está enfrentando uma situação assim, nem tudo está perdido, existem maneiras de evitar ser uma pessoa que demonstra atitudes que não agregam ao ambiente de trabalho. Tudo depende de bom senso.

Veja aqui algumas DICAS para melhorar seu relacionamento profissional:

  • Pontualidade – Não faça ninguém esperar por você, tenha compromisso com os horários, chegue todos os dias na hora e cumpra os prazos. Isso vai mostrar para a sua equipe não apenas que você é um profissional responsável, mas que as pessoas podem confiar em você.
  • Educação – Comunique-se corretamente com as pessoas, conversar e rir muito alto, por exemplo, em um local que precisa de total atenção, não é uma boa. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional.
  • Organização – Seja organizado e demonstre isso, mantenha sua mesa e suas tarefas sempre em ordem. Assim, não só você mas outras pessoas poderão encontrar facilmente algo importante.
  • Bom humor – Um ambiente descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis que promovam um clima alegre e equilibrado. Não tem nada pior do que falar “bom dia” e a pessoa não dar bola, ninguém merece trabalhar com quem está sempre de cara fechada ou reclamando da vida. Se este é um lugar em que você passa boa parte do seu tempo, seja em companhia agradável!

Não é tão difícil ser um excelente colaborador, ocupe-se com sua tarefa e cumpra a sua função com vontade porque isso que você está plantando hoje colherá no futuro.

O que estou querendo dizer é que tudo tem seu tempo. Muitas amizades podem ser construídas no serviço, mas a sua responsabilidade com o trabalho vem à frente disso. Busque melhorar o seu desempenho sempre.

Pense nas suas atitudes e veja onde pode estar errando. Procure polir tudo isso e cultivar apenas os pontos positivos. Assim seu comprometimento com a Companhia não ficará em risco e nem entrará para a pesquisa da Universidade de Harvard. Acredito que ninguém queira isso, certo?

Mantenha-se com foco no trabalho e no equilíbrio emocional, que uma hora seu esforço será reconhecido!

 

Por Micaeli Alves

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